Está pensando em mudar a decoração da casa mas não sabe como escolher as cores e como compor? Estamos com algumas inspirações de ambientes para vocês com a paleta de cores principais do ambiente. Mas porque fazer uma paleta de cores? Porque assim fica mais fácil saber as cores que você quer no ambiente e encontrar as peças destas cores pu variações. Muitas vezes acabamos esquecendo o tom que estamos usando e compramos outra peça que acaba não tendo nada haver com o que a gente queria. Quer saber como começar a planejar a sua nova decoração? Acompanha ai:
1) Busque cores que lhe agradam e o que elas podem refletir para a sua vida (psicologia das cores). Isso é importante porque ajuda a você trabalhar com cores que não irão enjoar e irritar tão fácil. Olha só as dicas que a OMO nos apresenta:
Se você quer:
- Tranquilidade, serenidade e relaxamento: opte pelos tons azuis ou beges. Essas cores têm efeito calmante e são perfeitas para salas de estar, jantar e dormitórios.
- Paz, criatividade e iluminação máxima: use amarelo, verde ou branco. Essas cores proporcionam maior irradiação de luz nos ambientes, além de estimularem a criatividade. O branco dá a sensação de que o espaço é maior, portanto é ideal para cozinha, banheiro e cômodos pequenos. O amarelo ilumina e energiza o ambiente, uma ótima opção para quartos infantis. Já o verde tem um ar fresco e sedante e pode ser usado em qualquer parte da casa.
- Personalidade, energia e vitalidade: se está atrás de algumas dessas influências, escolha o vermelho ou o alaranjado, pois conferem muita originalidade. O vermelho em tons mais escuros combina com cômodos mais acolhedores, como a sala. Os mais vivos, como o cereja, vão bem na cozinha. Já os tons mais claros são dinâmicos e combinam com quartos infantis. O alaranjado abre o apetite! Que tal dar aquele toque laranjinha na sua cozinha, hein?!
- Espiritualidade e delicadeza: escolha lilás, rosa ou violeta. O rosa e o lilás dão um ar delicado, ingênuo e sofisticado ao ambiente. Combinam com qualquer espaço e são muito usados, em variações mais claras, em quartos infantis. Já o violeta energiza qualquer lugar! É melhor optar por tons claros, pois, se muito escuro, pode desencadear e até piorar quadros depressivos.
- Sobriedade: a melhor opção são os tons terrosos. Proporcionam um aspecto natural a qualquer cômodo. Trazem a luminosidade e a energia da natureza para a casa.
- O preto é a ausência de cor e deve ser usado moderadamente em alguns detalhes da decoração, pois pode expressar e estimular a agressividade.
2) Com as cores escolhidas, agora você pode buscar inspirações em imagens. Você pode usar o Pinterest, Flickr, Tumblr… Separamos algumas imagens aqui já com as paletas de cores. Todas as fotos foram encontradas no Pinterest, tem inspirações para quarto, sala de estar e home office.
3) Encontre os elementos que são essenciais para a sua decoração, visto que ela seguirá um tema ou estilo, para assim saber certinho o que comprar e não correr o risco de comprar o que não precisa. Lembre-se de cruzar as cores da composição, criando um jogo de atenção para as peças mais vibrantes e menores.
4)Vale lembrar que:
- Ambientes pequenos pedem cores claras.
- Espelhos ampliam os ambientes e garantem maior sofisticação ao ambiente.
- Cuidado ao usar peças no meio do ambiente, elas não podem ser grandes demais para não atrapalhar a passagem.
- Ambientes conjugados devem ser decorados em harmonia.
- Lembre-se o ambiente é seu e deve ser pensado pra você e sua família, mas sempre tenha um lugarzinho pra mais um, afinal amigos são sempre bem-vindos.
- Aposte em móveis funcionais para poupar espaço.
- Menos é mais!
Agora é só buscar mais algumas inspirações, medir o seu espaço (nunca saiam comprar nada sem saber as medidas do seu ambiente), buscar produtos da cor e estilo que você quer, fazer um projeto mental de como tudo ficará, partir para as compras e colocar as mãos a obra!
Inspirou-se nas nossas dicas? Manda as suas fotos do seu ambiente pra nós 😉