Mão a obra: A escolha das cores da decoração

Está pensando em mudar a decoração da casa mas não sabe como escolher as cores e como compor? Estamos com algumas inspirações de ambientes para vocês com a paleta de cores principais do ambiente. Mas porque fazer uma paleta de cores? Porque assim fica mais fácil saber as cores que você quer no ambiente e encontrar as peças destas cores pu variações. Muitas vezes acabamos esquecendo o tom que estamos usando e compramos outra peça que acaba não tendo nada haver com o que a gente queria. Quer saber como começar a planejar a sua nova decoração? Acompanha ai:

1) Busque cores que lhe agradam e o que elas podem refletir para a sua vida (psicologia das cores). Isso é importante porque ajuda a você trabalhar com cores que não irão enjoar e irritar tão fácil. Olha só as dicas que a OMO nos apresenta:

Se você quer:

  • Tranquilidade, serenidade e relaxamento: opte pelos tons azuis ou beges. Essas cores têm efeito calmante e são perfeitas para salas de estar, jantar e dormitórios.
  • Paz, criatividade e iluminação máxima: use amarelo, verde ou branco. Essas cores proporcionam maior irradiação de luz nos ambientes, além de estimularem a criatividade. O branco dá a sensação de que o espaço é maior, portanto é ideal para cozinha, banheiro e cômodos pequenos. O amarelo ilumina e energiza o ambiente,  uma ótima opção para quartos infantis. Já o verde tem um ar fresco e sedante e pode ser usado em qualquer parte da casa.
  • Personalidade, energia e vitalidade: se está atrás de algumas dessas influências, escolha o vermelho ou o alaranjado, pois conferem muita originalidade. O vermelho em tons mais escuros combina com cômodos mais acolhedores, como a sala. Os mais vivos, como o cereja, vão bem na cozinha. Já os tons mais claros são dinâmicos e combinam com quartos infantis. O alaranjado abre o apetite! Que tal dar aquele toque laranjinha na sua cozinha, hein?!
  • Espiritualidade e delicadeza: escolha lilás, rosa ou violeta. O rosa e o lilás dão um ar delicado, ingênuo e sofisticado ao ambiente. Combinam com qualquer espaço e são muito usados, em variações mais claras, em quartos infantis. Já o violeta energiza qualquer lugar! É melhor optar por tons claros, pois, se muito escuro, pode desencadear e até piorar quadros depressivos.
  • Sobriedade: a melhor opção são os tons terrosos. Proporcionam um aspecto natural a qualquer cômodo. Trazem a luminosidade e a energia da natureza para a casa.
  • O preto é a ausência de cor e deve ser usado moderadamente em alguns detalhes da decoração, pois pode expressar e estimular a agressividade.

2) Com as cores escolhidas, agora você pode buscar inspirações em imagens. Você pode usar o Pinterest, Flickr, Tumblr… Separamos algumas imagens aqui já com as paletas de cores. Todas as fotos foram encontradas no Pinterest, tem inspirações para quarto, sala de estar e home office.

3) Encontre os elementos que são essenciais para a sua decoração, visto que ela seguirá um tema ou estilo, para assim saber certinho o que comprar e não correr o risco de comprar o que não precisa. Lembre-se de cruzar as cores da composição, criando um jogo de atenção para as peças mais vibrantes e menores.

4)Vale lembrar que:

  • Ambientes pequenos pedem cores claras.
  • Espelhos ampliam os ambientes e garantem maior sofisticação ao ambiente.
  • Cuidado ao usar peças no meio do ambiente, elas não podem ser grandes demais para não atrapalhar a passagem.
  • Ambientes conjugados devem ser decorados em harmonia.
  • Lembre-se o ambiente é seu e deve ser pensado pra você e sua família, mas sempre tenha um lugarzinho pra mais um, afinal amigos são sempre bem-vindos.
  • Aposte em móveis funcionais para poupar espaço.
  • Menos é mais!

Agora é só buscar mais algumas inspirações, medir o seu espaço (nunca saiam comprar nada sem saber as medidas do seu ambiente), buscar produtos da cor e estilo que você quer, fazer um projeto mental de como tudo ficará, partir para as compras e colocar as mãos a obra!

Inspirou-se nas nossas dicas? Manda as suas fotos do seu ambiente pra nós 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.